A maior de todas as mágicas

capa A maior de todas as magicasQual é a maior de todas as mágicas? Sabia que ela está acessível a você sem que seja necessário realizar nenhum truque mirabolante ou ferramenta especial? Em A Maior de Todas as Mágicas, James R. Doty nos coloca em contato com o poder da meditação e da compaixão para transformar a nossa própria vida e a realidade em volta.

Longe de ser simplesmente um livro técnico de autoajuda, a fascinante história do neurocirurgião James R. Doty capta a nossa atenção logo de início, justamente, por ser uma história real e por contar a trajetória de um menino pobre em uma família desestruturada emocionalmente. O pai de Jim era alcoólatra e a mãe sofria de depressão.

Perambulando pelas ruas da cidade de Lancaster, nos Estados Unidos, durantes suas tardes livres após o colégio, Jim acabou descobrindo uma loja de mágicas que viria a mudar a sua vida para sempre. Nesta loja, ele conheceu Ruth, uma senhora que o ensinou as técnicas da meditação. Com isso, Jim aprendeu a relaxar o corpo, silenciar a mente, abrir o coração e a visualizar os seus sonhos e projetos e, principalmente, a trabalhar confiante na realização dos seus desejos.

“A recompensa por domar a mente é a clareza de pensamento”

Ao mesmo tempo em que fala sobre a importância da meditação para o autocentramento, o autor destaca os benefícios desta prática para a saúde e os seus efeitos sobre o nosso cérebro. O livro é cheio de conhecimentos científicos sobre o funcionamento do cérebro e sua relação com o nosso coração e a mente.

Uma das partes que muito me tocou são os ensinamentos sobre o poder da compaixão sobre as nossas vidas. Enquanto ensinava Jim a meditar para conseguir realizar os seus projetos, Ruth lhe ensinara também que a mágica só funcionaria se ele aprendesse realmente a abrir o coração. Abrir o coração significa perdoar a si mesmo, os outros e as circunstâncias da vida e a mergulhar no amor universal da bondade amorosa, transmitindo esse amor a si e a seu próximo, inclusive, se esse próximo for uma pessoa por quem nutra qualquer desconforto ou desavença.

“ O importante é que você tenha o coração aberto. O coração aberto estabelece vínculos com os outros, e isso modifica tudo.”

Outro ponto fascinante do livro é acompanhar a história de um pobre menino em busca da realização do sonho de estudar medicina. Seu exemplo de força, resiliência e foco para concretizar esse desejo é inspirador.

Ao final de cada capítulo, Jim compartilha o passo a passo da receita de Ruth. A gente lê os capítulos e automaticamente tem vontade de pausar a leitura e focar na respiração, relaxar o corpo, silenciar a mente e criar o seu espaço sagrado de autoconhecimento, cura e centramento.

 

Ficha técnica do livro

Título: A maior de todas as mágicas

Autor: James R. Doty

Editora: Sextante

Ano: 2016

Total de Páginas: 240

Sinopse oficial: Jim teve uma infância difícil. Cresceu com o pai alcoólatra e a mãe depressiva numa pequena cidade da Califórnia. Para ele, a vida se resumia a uma sucessão de dias tristes, violentos e sem esperança.

Mas tudo mudou ao completar 12 anos, quando entrou numa loja de artigos de magia e conheceu a misteriosa Ruth. Enxergando todo o sofrimento do menino, a generosa senhora resolveu ajudar e prometeu ensinar a ele a maior de todas as mágicas.

Ao longo de seis semanas, Ruth guiou Jim por diversas técnicas de meditação, ensinando-o a relaxar o corpo, esvaziar a mente e abrir o coração – os passos necessários para qualquer pessoa aprender a lidar com a dor e com as próprias emoções.

Os anos se passaram, Jim incorporou as práticas e se tornou o Dr. James Doty, neurocirurgião proeminente e empresário de sucesso. Mas esqueceu de manter o coração aberto, o que gerou terríveis consequências.

Sobre o autor: James R. Doty é neurocirurgião e professor no Departamento de Neurocirurgia na Universidade Stanford e diretor do Centro para Pesquisa e Educação em Compaixão e Altruísmo, CCARE, que tem o Dalai Lama como benfeitor. Filantropo, Doty instalou postos de saúde em vários pontos do mundo e financiou bolsas de estudo em diversas universidades. Ele faz parte da diretoria de inúmeras entidades sem fins lucrativos, como a Dalai Lama Foundation e a Charter for Compassion International.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s